Cesta Básica: Informações sobre indicador inflacionário e PIB, além do indicador favorito do Federal Reserve.
Após semanas de preocupações com a inflação, os investidores aguardam ansiosos pelos próximos indicadores econômicos. A expectativa é que os dados sobre a inflação possam influenciar as decisões dos bancos centrais ao redor do mundo.
Além da inflação, outros fatores como a situação geopolítica também estão no radar dos analistas de mercado. Acompanhar de perto os diferentes aspectos que impactam a economia global é essencial para tomar decisões assertivas nos investimentos.
Ata do Copom, IPCA-15 e Relatório Trimestral de Inflação em destaque
Por aqui, os olhares do mercado se dividem entre a ata do Copom, o IPCA-15, também conhecido como ‘prévia da inflação’, e o aguardado Relatório Trimestral de Inflação. Amanhã (26), dois importantes eventos estão no radar dos investidores.
A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) terá uma atenção especial, especialmente depois da mudança de tom comunicada pelo Banco Central na semana passada. Ao anunciar mais um corte de 0,5 ponto percentual nos juros, que levou a Selic para 10,75% ao ano, a autoridade monetária deixou claro que outro corte da mesma magnitude está a caminho. Anteriormente, a previsão era de novos cortes iguais.
Agora, a incerteza gira em torno da continuidade da queda da Selic, em possíveis escalas maiores ou menores, ou se haverá uma pausa no ciclo de redução. Por isso, a ata do Copom será amplamente aguardada. No último comunicado, divulgado após a reunião que cortou a Selic para 11,25% ao ano, o Banco Central reconheceu o avanço do processo de desaceleração, porém demonstrou cautela com a alta de preços.
Em paralelo com a ata do Copom, os investidores também terão acesso ao IPCA-15 de março. Este indicador inflacionário é fundamental para proporcionar insights sobre os futuros movimentos dos juros. Os recentes dados de inflação divulgados no Brasil surpreenderam ao apresentarem números acima do esperado, porém o mercado ainda não demonstrou grande preocupação em relação a eles.
O aguardado Relatório Trimestral de Inflação
Além disso, o Banco Central brasileiro terá a primeira edição do Relatório Trimestral de Inflação do ano divulgada na quinta-feira (28), às 8h. Este relatório contém as projeções do BC para o IPCA, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e balanço de pagamentos, sendo muito acompanhado pelo mercado em meio às discussões sobre as projeções de inflação e a trajetória dos juros.
Já nos Estados Unidos, a agenda também está repleta de eventos importantes. Na sexta-feira (29), quando o mercado brasileiro estará fechado devido ao feriado da Páscoa, serão divulgados os números de fevereiro do índice de preços de gastos com consumo (PCE), considerado o indicador inflacionário ‘favorito’ do Federal Reserve (Fed, banco central americano).
Antecipando o PCE, os EUA apresentarão a leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre. Esse indicador será fundamental para avaliar a robustez da economia norte-americana e seu possível impacto na inflação futura. Todo esse cenário reforça a importância da análise constante dos indicadores inflacionários e econômicos para compreender o panorama macroeconômico global.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo