Empresa utilizará dados para orientar investidores em oferta de ações follow-on, visando reduzir controle estatal, com autorização de credores e novo estatuto.
A privatização é um tema bastante debatido na atualidade, podendo trazer impactos positivos e negativos para a sociedade. A transferência de empresas estatais para o setor privado pode resultar em maior eficiência, redução de burocracia e estimular a concorrência no mercado, por outro lado, pode gerar desemprego e aumentar a desigualdade social.
A capitalização de empresas públicas, através da venda de ações para investidores privados, é uma estratégia comum no processo de privatização. Já a desestatização, que envolve a transferência da propriedade de bens e serviços do Estado para a iniciativa privada, também é uma forma de promover a competição e a eficiência no mercado.
A Sabesp mira Privatização durante o período de maio a agosto
A Sabesp segue focando no período de maio a agosto para a oferta de ações que irá privatizar a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo, conforme declarado pelo presidente-executivo da empresa, André Salcedo, nesta sexta-feira (22). A empresa pretende usar os dados do resultado do primeiro trimestre, previsto para ser publicado em 9 de maio, como base para atrair os investidores interessados no follow-on em que o governo estadual vai diminuir sua participação de controle na empresa.
Processo de Capitalização da Sabesp inicia-se em maio
Esse processo se inicia na metade de maio e se estende até o início de agosto, de acordo com o executivo, durante uma conferência com analistas realizada após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 da empresa na noite anterior.
Leia Mais – Rede social de Trump vai se tornar empresa de capital aberto – Starbucks recolhe mais de 440 mil canecas nos EUA por risco de queimaduras e cortes – Magazine Luiza aprova aumento de capital de R$ 1,5 bilhão
Desestatização da Sabesp e investimento em Infraestrutura
Salcedo revelou que a Sabesp planeja concluir em abril o processo para obter autorização de credores para a troca de controle da empresa e em maio deve convocar nova assembleia para aprovar o novo estatuto da companhia, antes do lançamento da oferta subsequente de ações. A empresa tem planos de investir neste ano 8,1 bilhões de reais, um aumento de quase 29% em relação ao valor aplicado em 2023. Para 2025, há uma projeção de 11,5 bilhões de reais em investimentos, uma cifra que tende a aumentar ainda mais em 2026 se o plano de privatização for concretizado, conforme explicou Salcedo.
Redução do quadro de pessoal, investimento em energia e uso de biogás
O executivo também mencionou que a companhia pretende concluir até o final de junho o plano de demissão voluntária iniciado no ano passado, com uma estimativa de redução de cerca de 15% no quadro de pessoal da Sabesp, equivalente a aproximadamente 1,8 mil trabalhadores. Em relação à frente de energia, a empresa está avaliando o uso de biogás, gerado naturalmente nas operações de saneamento, para integrar suas operações a partir de 2027.
O percentual de participação na matriz da empresa pode ser de 11%, conforme afirmou Salcedo.
Tópicos: Sabesp Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo