Residentes do RS estão isentos da taxa para o Enem deste ano. Inscrições até sexta, 21/06. Termos: nacional, do ensino, período, regular entre, página, do participante, atendimento, recursos acessibilidade, sistema, de seleção, unificada.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a abertura do sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para inscrições de estudantes do Rio Grande do Sul. O prazo para se inscrever termina às 23h59 da próxima sexta-feira, 21 de junho. Neste ano, todos os residentes do estado têm direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM, que é de R$ 85.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e competências. O ENEM é uma avaliação importante para o acesso ao ensino superior e a programas do governo. A isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024 é uma forma de garantir a participação de todos os candidatos interessados no Exame do Ensino Médio.
ENEM: Medidas excepcionais em virtude das enchentes
Assim como essa situação, outras ações extraordinárias foram adotadas devido às enchentes que afetaram o estado. O Rio Grande do Sul contabilizou um total de 259.936 inscrições durante o período regular, que transcorreu entre os dias 27 de maio e 14 de junho. O Ministério da Educação está avaliando a possibilidade de adiar a realização das provas para os participantes gaúchos.
Exame Nacional do Ensino Médio: Inscrições e Acessibilidade
Para efetuar a inscrição, é imprescindível acessar a página do participante utilizando o Login Único do Gov.br. Caso haja dificuldade em lembrar a senha, é viável recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na plataforma. O portal do Inep dispõe de um espaço com as principais diretrizes destinadas aos participantes do ENEM.
ENEM: Avaliação do desempenho escolar e acesso à educação superior
O Exame Nacional do Ensino Médio tem como propósito analisar o rendimento acadêmico dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de vinte anos de existência, o ENEM se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
ENEM: Resultados e Processos Seletivos
Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas utilizam o ENEM como critério de seleção de estudantes. Os resultados obtidos podem ser empregados como critério exclusivo ou complementar nos processos seletivos, além de servirem como referência para acesso a benefícios governamentais, como os oferecidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Exame Nacional do Ensino Médio: Acesso à Educação Superior em Portugal
Os resultados individuais do ENEM também são reconhecidos em processos seletivos de instituições de ensino portuguesas que mantêm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Esses acordos facilitam o acesso às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo