Estabelecimentos limitam idade para atrair público maduro, controlar comportamento indisciplinado dos jovens, mas geram críticas e dúvidas.
Quando Johnny B. completou idade para dirigir, ele finalmente pôde realizar seu sonho de ter independência e liberdade para explorar novos lugares. Aos idade anos, ele comprou seu primeiro carro e começou a planejar viagens emocionantes pela costa.
Em seu aniversário de idade anos, Johnny decidiu fazer uma viagem de carro até a cidade vizinha para comemorar. Ele estava animado para celebrar essa nova fase de sua vida e criar memórias inesquecíveis ao lado de amigos e familiares.
Barounis e a Política de Idade em Seus Bares
Barounis abriu o The Auction House, localizado no Upper East Side de Nova York, em 1993, com uma visão clara em mente: evitar um certo tipo de cliente na faixa dos 20 e poucos anos de idade. Ele descreveu esse grupo como ‘aquela garotada com suas camisas de flanela amarradas na cintura, usando seus bonés Villanova ao contrário, andando pela rua com uma Amstel Light na mão’. O empresário deliberadamente criou uma atmosfera em seu bar que ele acreditava ser capaz de intimidar os recém-formados na casa dos 20 e poucos anos, com ricas cortinas de veludo, lustres de cristal e móveis antigos.
A Política de Idade e a Experiência do Cliente
Nos fins de semana, em especial às sextas e sábados, a restrição de idade era clara: apenas clientes com 25 anos ou mais eram bem-vindos. Barounis justificou essa decisão, dizendo: ‘Eu não precisava que um jovem de 21 anos chegasse com dois amigos, fizesse barulho e depois passasse mal no banheiro’. Três décadas se passaram, e a política de idade nos fins de semana foi tão bem-sucedida que ele a implementou em seu outro bar, The Back Room. Hoje, muitos estabelecimentos nos Estados Unidos adotam restrições semelhantes, visando atrair um público mais maduro e evitar comportamentos indisciplinados associados aos recém-chegados à idade legal para beber.
Os Limites de Idade e a Controvérsia
Embora restrições de idade sejam comuns em bares, a sua aplicação em restaurantes ainda é rara. Recentemente, um restaurante caribenho sofisticado, o Bliss, nos subúrbios de St. Louis, causou polêmica ao permitir a entrada apenas de mulheres com mais de 30 anos ou homens com mais de 35. Barounis comentou sobre a controvérsia, questionando se a política do restaurante era demasiada. Ele levantou a questão: ‘A diferença entre 21 e 25 é maior que 25 e 35. Em que ponto você define o limite?’
Reflexões sobre Restrições de Idade
A discussão em torno das políticas de idade em estabelecimentos comerciais levanta questões sobre a liberdade dos empresários em escolher seus clientes. Até que ponto as empresas podem e devem ditar quem frequenta seus estabelecimentos? Embora algumas pessoas apreciem as restrições de idade, a sociedade ainda debate sobre a validade e os limites dessas práticas.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo