Apresentação das especificações técnicas do edital PNLD pelo Fundo Nacional, visando oferecer livros didáticos a partir de 2026 para preparação de redação e exame nacional.
O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), implementado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), teve destaque na Audiência Pública nº 02/2024, realizada na segunda-feira, 1º de abril.
O PNLD é uma iniciativa do MEC que visa garantir a qualidade do ensino por meio da distribuição de materiais didáticos nas escolas públicas de todo o país. Durante a Audiência Pública nº 02/2024, foram discutidas estratégias para fortalecer o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, mantendo o compromisso com a educação de qualidade.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no Ensino Médio
Nela, foram apresentadas as especificações técnicas do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Ensino Médio 2026-2029, como a estrutura do material a ser adquirido e a descrição detalhada dos objetos em análise.
O edital do PNLD tem por objetivo valorizar a abordagem interdisciplinar, com elaboração de obras didáticas e preparação para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, será fornecido material sobre educação digital com projetos integradores nas áreas do conhecimento e na interface com o mundo do trabalho.
A importância do PNLD para o Ensino Médio
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, ressaltou a importância do PNLD nessa etapa de ensino. ‘O ensino médio é a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, e o PNLD é uma ferramenta fundamental para que o estudante continue aprendendo, de modo a ser capaz de contribuir com um futuro promissor’, concluiu.
Além de apresentar os materiais, a audiência apontou as principais ações do PNLD e seus procedimentos. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Fundo Nacional
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo