Consulta no site da agência reguladora para medicamentos novos, instruções de uso, intercambiáveis, equivalência terapêutica, registro, similaridade e consultas no sistema.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou diretrizes atualizadas para que pacientes e profissionais de saúde possam acessar dados recentes sobre medicamentos intercambiáveis. É essencial garantir a segurança e a eficácia dos medicamentos, promovendo a confiança na utilização desses produtos.
Além disso, é fundamental que haja transparência nas informações relacionadas aos remédios semelhantes e seus fármacos. Os equivalentes devem passar por rigorosos testes para assegurar a qualidade e a efetividade das substâncias utilizadas. A Anvisa reforça a importância de se manter atualizado sobre os análogos disponíveis no mercado, visando sempre a promoção da saúde e o bem-estar da população.
Novas Diretrizes para Identificação de Medicamentos Intercambiáveis
A definição de medicamento similar abrange fármacos que possuem os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica dos medicamentos de referência. Pequenas variações, como tamanho, forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, podem distingui-los.
A maioria dos remédios semelhantes já comprovou equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que viabiliza a substituição de forma segura, conforme ressaltado pela Anvisa. Desde 2014, a agência mantinha uma lista de medicamentos similares intercambiáveis, porém, esse método se mostrou ineficaz devido à constante atualização de registros de novos fármacos análogos.
Com as recentes orientações para acessar a relação de medicamentos intercambiáveis, por meio de um sistema de consultas, a proposta é garantir a atualização diária das informações, proporcionando dados mais precisos do que a publicação de listas estáticas. É fundamental verificar se um medicamento similar é intercambiável e com qual medicamento de referência ele se equipara.
Ao acessar a seção de consulta de medicamentos, inserindo o nome do produto ou número do registro, é possível visualizar uma tabela com os produtos que atendem aos critérios de busca. Ao selecionar o produto desejado, é disponibilizado um detalhamento completo, incluindo a relação com o medicamento de referência.
Conforme a Anvisa, os medicamentos similares intercambiáveis são obrigados a informar essa equivalência em suas bulas. Portanto, consultar a bula é uma maneira eficaz de confirmar a intercambialidade do medicamento similar. Essas medidas visam garantir a segurança e eficácia no uso de medicamentos equivalentes, promovendo a saúde e bem-estar dos pacientes.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo