O break dance destaca a criatividade nos movimentos de pés e do top, com momentos impressionantes de física e rola movimentos no chão.
Os mais habilidosos dançarinos de break do planeta vão se reunir para mostrar sua arte em Paris 2024, quando a dança se tornará um esporte olímpico. Durante os throw downs de 60 segundos, eles vão impressionar com sua técnica e criatividade, deixando o público extasiado com suas performances cheias de energia e estilo.
Os competidores vão se desafiar em batalhas intensas, demonstrando todo o seu talento e paixão pela dança. O breaking é muito mais do que movimentos acrobáticos e coreografias elaboradas, é uma forma de expressão artística que transcende as barreiras culturais e emociona a todos que têm o privilégio de testemunhar essa manifestação de talento e dedicação.
Dança: O Momento do Throw Down
Throw down é como é chamado o momento em que um b-boy ou uma b-girl entra na pista e começa a dançar o break. Na pista, dois atletas se enfrentam em uma intensa batalha de dança. Os movimentos de pés e mãos sofisticados do top rock são realizados em pé, com foco em movimentos que lembram a dança hip-hop. Esses movimentos dependem de muito atrito entre os sapatos de um atleta e o chão, permitindo passos rápidos e paradas abruptas.
Em Que a Dança Acontece
Os atletas conversam por meio de seus movimentos, falando por meio de uma dança que celebra o atletismo e a criatividade. Embora os atletas provavelmente não estejam pensando conscientemente sobre a física por trás de seus movimentos, essas danças complexas e hipnotizantes demonstram uma variedade de princípios científicos diferentes. Os movimentos do down rock são realizados no chão, com os atletas girando em círculos com a cabeça, costas, cotovelos ou ombros tocando o chão e com os pés no ar.
Os Movimentos da Dança em Detalhes
Os movimentos do top rock são realizados em pé, com movimentos de pés e mãos sofisticados. Esses movimentos lembram a dança hip-hop e dependem do atrito entre os sapatos do atleta e o chão. Já os movimentos do down rock são realizados no chão, com os atletas girando em círculos com parte do corpo em contato com o chão. B-boys e b-girls dependem de um conhecimento interno de física para completar esses movimentos, como o backspin.
A Evolução da Dança Breaking
O breaking, também conhecido como break dance, teve origem no final dos anos 1970 no bairro do Bronx, em Nova York. Estreando como um esporte olímpico na Olimpíada de Verão de 2024, dançarinos de breaking mostrarão seus movimentos dinâmicos em um palco global. Desde seu início, o breaking evoluiu para uma forma de arte competitiva. Nos Jogos Olímpicos, os atletas se enfrentarão em batalhas de dança, ganhando pontos por criatividade, personalidade, técnica, variedade, performatividade e musicalidade.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo