Trate diarreia em casa com chás para evitar desidratação causada por agentes infectantes no intestino. Opte pela reposição oral de soro.
A diarreia é uma reação do organismo para expulsar microrganismos invasores, especialmente se foi desencadeada por vírus, bactérias ou parasitas. A ingestão de alimentos ou líquidos contaminados pode desencadear esse quadro, que necessita de atenção imediata para evitar complicações decorrentes da diarreia.
Além dos sintomas clássicos como fezes líquidas e frequentes, a diarreia pode vir acompanhada de dores abdominais e mal-estar geral. É fundamental ficar atento ao quadro de desidratação, que pode se agravar rapidamente. Manter a hidratação e procurar orientação médica são medidas essenciais para lidar com a diarreia e seus possíveis efeitos.
Como lidar com a diarreia e seus sintomas
Os adultos geralmente são mais resistentes aos agentes infectantes e não sofrem tão severamente com a desidratação causada pela diarreia. No entanto, crianças e idosos podem ter complicações mais sérias. Normalmente, não é necessário o uso de medicamentos para tratar o quadro, que tende a passar sozinho entre dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os mais difíceis, com um aumento no volume de fezes e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar completamente. A principal recomendação é manter a reposição de líquidos, como água, água de coco, sucos, chás, isotônicos e o soro de reposição oral disponível nos postos de saúde. Além disso, é importante manter uma alimentação leve e aguardar a melhora do quadro.
Complicações e cuidados durante a diarreia
Para minimizar os sintomas e o quadro em geral, é recomendado apostar em soro caseiro ou chás. No entanto, se a diarreia persistir por mais de três dias, é aconselhável procurar um médico. É importante buscar ajuda imediata se a diarreia apresentar sangue e estiver acompanhada de febre acima de 38ºC. Durante o quadro, é aconselhável consumir alimentos de fácil digestão para proteger o intestino, além de manter a ingestão de líquidos – sopas são bem-vindas nesse momento! Opte por vegetais cozidos com baixo teor de fibras, como a cenoura. Os chás também são uma ótima opção durante a diarreia.
Chás recomendados para aliviar a diarreia
Alguns chás e infusões podem facilitar a absorção de água pelo organismo durante um quadro de diarreia. A maioria das infusões pode ajudar nesse momento, mas é importante evitar as diuréticas, como as de cavalinha, salsinha, hibisco e uva ursi. Conheça os melhores chás para consumir durante um quadro de diarreia:
1.
Camomila para aliviar os sintomas da diarreia
A camomila, além de contribuir com o volume de líquido a ser reposto, ajuda a diminuir a frequência das evacuações devido ao seu efeito antiespasmódico, que reduz a contração intestinal. A camomila contém apigenina, um bioativo com ação anti-inflamatória, melhorando os quadros de distúrbios inflamatórios gastrointestinais. A preparação do chá de camomila é simples: uma colher de sopa das flores secas em uma xícara de água quente, aguardando de cinco a dez minutos após a infusão para coar e consumir.
2.
Romã para reduzir os sintomas da diarreia
Rico em taninos, que aumentam a absorção de água e diminuem os movimentos de expulsão das fezes, o chá das cascas da romã ajuda no tratamento de diarreias. Um chá feito das folhas, flores e fruto da romã pode reduzir o número de evacuações e acelerar o processo de cura, proporcionando menos contrações abdominais e fezes mais consistentes.
3.
Chá verde para compensar as perdas durante a diarreia
O chá verde é recomendado para o pós-diarreia devido à sua riqueza em minerais, mas também pode ser utilizado durante o quadro. Além disso, é eficaz na compensação das perdas associadas à diarreia, ajudando a manter o equilíbrio do organismo.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo