15 clubes da Série A tiveram atletas em ação por suas seleções em quatro continentes, incluindo Copa do Mundo, Eliminatórias da América e Fifa.
A pausa no Campeonato Brasileiro permitiu que os torcedores se concentrassem nos últimos dias nos jogos entre seleções, na penúltima janela do tipo no calendário de 2024. Os jogadores que disputam o Brasileirão tiveram a oportunidade de defender suas seleções nacionais durante esse período de pausa, que foi encerrado na terça-feira.
A presença de atletas de clubes brasileiros em seleções nacionais é comum, e essa pausa no Campeonato Brasileiro foi mais uma oportunidade para que eles representassem seus países. Ao todo, 15 dos 20 clubes que disputam o Brasileirão tiveram jogadores que viajaram para defender suas seleções neste período de pausa. Times como o Corinthians e o Flamengo tiveram vários atletas convocados para as seleções, o que pode ter afetado a preparação para o retorno do Campeonato Brasileiro. A experiência adquirida pelos jogadores em jogos entre seleções pode ser benéfica para os clubes no futuro.
Desempenho dos Jogadores nas Eliminatórias da Copa do Mundo
A maioria dos jogadores atuou em partidas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, mas também houve atletas que foram chamados por times de África, América Central e Europa. Os jogadores foram utilizados de maneira variada por suas seleções no período.
No Atlético-GO, Joel Campbell (Costa Rica) atuou por 72 minutos na faixa direita do meio de campo da Costa Rica no empate por 1 a 1 contra o Suriname. Ele também entrou aos 22 do segundo tempo na vitória por 3 a 0 sobre a Guatemala.
No Atlético-MG, Alan Franco (Equador) teve atuação discreta no empate sem gols do Equador contra o Paraguai, em Quito. Ele também foi titular e atuou os 90 minutos no 0 a 0 desta terça com o Uruguai. Júnior Alonso (Paraguai) foi suspenso e desfalcou o Paraguai no primeiro jogo da Data Fifa, o empate contra o Equador. Nesta terça, foi titular e fez o cruzamento para um dos gols de Sanabria na vitória sobre a Venezuela.
Vargas (Chile) marcou logo no segundo minuto da partida em Chile x Brasil, jogando ainda mais pressão sobre a seleção brasileira. No entanto, os chilenos não conseguiram segurar o placar e sofreram a virada no fim. Contra a Colômbia, nesta terça, foi titular novamente e jogou até os 14 do segundo tempo.
Desempenho dos Jogadores em Outras Seleções
No Bahia, Luciano Rodríguez (Uruguai) entrou aos 45 do segundo tempo na decepcionante derrota do Uruguai para o Peru, dando apenas dois toques na bola. Não saiu do banco no empate com o Equador, nesta terça. Santiago Arias (Colômbia) atuou os 90 minutos e teve boa participação defensiva na derrota para a Bolívia por 1 a 0, mas não conseguiu contribuir ofensivamente.
No Botafogo, Alex Telles (Brasil) não saiu do banco de reservas nas duas partidas do Brasil nesta Data Fifa, as vitórias sobre Chile e Peru. Igor Jesus (Brasil) foi titular nos dois jogos do Brasil na Data Fifa, fez o primeiro gol na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Chile 1 x 2 Brasil, além de boa movimentação em sua estreia na seleção. Nesta terça, atuou até os 31 do segundo tempo.
Luiz Henrique (Brasil) foi um dos destaques do Brasil nesta Data Fifa. Contra o Chile, garantiu a vitória com um bonito chute colocado, quase no fim da partida. Nesta terça, novamente entrou no segundo tempo e deixou sua marca, fechando a goleada por 4 a 0 sobre o Peru.
Bastos (Angola) atuou os 90 minutos nas duas vitórias da seleção angolana sobre Níger, nas eliminatórias da Copa Africana de Nações. No segundo jogo, nesta terça, deu a assistência para o gol de Zine no triunfo por 1 a 0, fora de casa.
Gatito Fernández (Paraguai) teve importante atuação no primeiro jogo do Paraguai, contra o Equador, fazendo cinco defesas e segurando o 0 a 0 fora de casa. Jogou novamente os 90 minutos na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela. Savarino (Venezuela) foi titular da Venezuela no empate em 1 a 1 contra a Argentina, mas ficou sumido do jogo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo