Descubra os horários da ocultação lunar de Saturno nas capitais dos 18 estados do evento.
Na noite de quarta-feira (21) para quinta-feira (22), por volta das 23h30, Júpiter estará em uma posição que parecerá um eclipse. Essa ilusão de eclipse ocorre quando um objeto celeste, como um planeta, é coberto por outro, como a Lua. Neste caso, não se trata de um eclipse solar ou lunar, mas sim de uma ocultação lunar.
Segundo os especialistas, a ocultação de Júpiter pela Lua poderá ser vista em algumas regiões da Ásia e da Oceania. A beleza desse fenômeno celeste certamente encantará os observadores noturnos que estiverem atentos ao céu estrelado. Aproveite para presenciar essa incrível ocultação lunar e se maravilhar com a grandiosidade do universo.
Eclipse de Saturno na América do Sul
No Brasil, o eclipse de Saturno poderá ser observado nas regiões centro-oeste, norte e nordeste. Para os observadores em Fortaleza (CE), a ocultação lunar de Saturno terá início às 22h28 no céu oriental, com o planeta reaparecendo às 23h33. O diagrama presente no Almanaque Astronômico Brasileiro 2024 revela os horários de observação para as capitais dos estados contemplados pelo evento. Os horários estão em UTC, sendo necessário subtrair três horas para obter o horário de Brasília.
Conjunção Astronômica e Magnitude dos Corpos Celestes
Embora o eclipse de Saturno pela Lua não seja visível em todo o país, os observadores ainda poderão testemunhar a conjunção astronômica entre os dois astros por volta da meia-noite. A conjunção indica o momento em que os corpos celestes compartilham a mesma ascensão reta. A Lua estará em magnitude de -12.7, enquanto Saturno terá magnitude de 0.6, ambos na constelação de Aquário. A magnitude de um objeto celeste está relacionada à sua luminosidade aparente.
Ocultação Lunar de Saturno e sua Visibilidade
As ocultações lunares, como a de Saturno, são visíveis apenas de uma pequena parte da Terra devido à grande paralaxe da Lua. A posição da Lua no céu varia conforme a localização do observador, podendo diferir em até dois graus. Isso significa que se a Lua estiver alinhada para passar na frente de um objeto para um observador em um lado da Terra, ela pode aparecer até dois graus distante desse objeto para um observador no lado oposto do planeta.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo