Homem armado faz reféns em café de Ede, Holanda. Ameaça de bomba sem feridos. Sequestro por volta das primeiras horas da manhã. Evento com música eletrônica.
Um café em Ede, na Holanda, passou por momentos de tensão neste sábado (30) quando um homem armado fez reféns e ameaçou detonar uma bomba no estabelecimento. Felizmente, a situação foi controlada sem nenhum morto ou ferido, graças à intervenção das autoridades locais.
Os detidos foram liberados após negociações com a polícia, que conseguiu convencer o suspeito a se render pacificamente. Mesmo com o susto, os clientes e funcionários do café puderam voltar para casa em segurança, encerrando assim um episódio de tensão e medo na pequena cidade holandesa.
Reféns libertados em meio a tensão
Horas após o sequestro por volta do início da manhã, três pessoas cativas com uniformes do estabelecimento foram finalmente liberadas e saíram com as mãos para cima. Em seguida, próximo ao meio-dia, outros dois homens, incluindo o suspeito que estava aprisionado e vestia uma balaclava, deixaram o café. Diante das autoridades, ele colocou as mãos atrás da cabeça e se ajoelhou antes de ser algemado e vendado em um veículo. ‘O último refém acabou de ser liberado.
Uma pessoa foi detida’, informou a polícia em um comunicado. ‘Não podemos fornecer mais detalhes por ora.’ Não foi esclarecido quantas pessoas foram feitas reféns, porém a imprensa local mencionava até cinco sequestrados. ‘Uma situação terrível para todas essas vítimas.
Meu coração e meus pensamentos estão com eles e seus familiares’, declarou René Verhulst, prefeito da cidade com mais de 100 mil habitantes no centro do país europeu. Segundo a emissora NOS, um robô controlado remotamente foi utilizado no local, onde era visível agentes anti-explosivos e policiais em trajes especiais de proteção.
Intervenção policial é intensa no local do sequestro
A polícia estabeleceu um perímetro em torno da cafeteria e procedeu à evacuação de cerca de 150 residências nas proximidades. Trens com destino ou origem em Ede foram cancelados, conforme comunicado da operadora NS em seu portal, e o centro da cidade foi interditado, conforme informação das autoridades locais. Na última sexta-feira (29) à noite, o estabelecimento sediou um evento com música eletrônica que se encerrou às 4h.
As primeiras denúncias do sequestro ocorreram por volta das 6h, de acordo com o jornal De Telegraaf. A Holanda foi alvo de ataques nos últimos anos, embora não na mesma proporção de outros países europeus como França ou Reino Unido. Em 2019, um ataque a tiros em um bonde na cidade de Utrecht resultou na morte de quatro pessoas, gerando enorme comoção.
O autor do atentado, Gokmen Tanis, admitiu posteriormente que agiu por motivos terroristas. No mesmo ano, a polícia holandesa acusou dois suspeitos de planejar um atentado com carros-bomba.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo