Levantamento da Aneel mostra áreas com falta de energia, áreas inundadas, locais com impedimento e fios partidos.
PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Pelo menos 222 municípios dos 497 do Rio Grande do Sul ainda enfrentam problemas com a falta de energia elétrica nesta quarta-feira (22), devido às chuvas e enchentes que afetam o estado desde 29 de abril.
A eletricidade é essencial para o funcionamento de diversos serviços e atividades cotidianas, e a situação se agrava com as condições climáticas adversas. A população local precisa lidar com os desafios causados pela falta de energia elétrica, o que impacta diretamente a qualidade de vida e a segurança das pessoas. É fundamental que medidas emergenciais sejam tomadas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica o mais rápido possível.
Energia Elétrica em Foco
O levantamento realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a pedido da reportagem destaca as cidades que enfrentam falta de energia pelas concessionárias RGE, CEEE Equatorial, Certel e Certaja. Segundo a RGE, cerca de 89,5 mil clientes (2,9% do total) ainda estão sem energia elétrica na área de atendimento da concessionária. A empresa menciona que a maioria dos locais afetados estão em áreas inundadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes técnicas.
Áreas Afetadas e Desafios
As regiões mais impactadas incluem a metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. A RGE destaca que, apesar dos obstáculos, suas equipes estão empenhadas em restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. A população é alertada para manter distância de fios partidos ou galhos caídos de árvores sobre a rede elétrica.
Procedimentos de Segurança
A orientação é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento. Os dez municípios com maior número de clientes sem energia elétrica são Canoas, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Rio Pardo.
Desafios da CEEE Equatorial
A CEEE Equatorial informa que, nesta terça-feira, 71.103 mil clientes (3,8% do total) permanecem sem energia em sua área de concessão. Desses, 67 mil pontos foram desligados por motivos de segurança, seguindo solicitações da Defesa Civil, dos Bombeiros e das prefeituras.
Atuação em Porto Alegre
Em Porto Alegre, 46 mil clientes estão sem energia, sendo que 44 mil tiveram o fornecimento interrompido por questões de segurança, conforme a concessionária. A CEEE Equatorial destaca sua presença nos comitês de crise estadual e municipal para alinhar ações conjuntas visando restabelecer a energia elétrica dos gaúchos com agilidade e segurança.
Impacto na Certaja e Certel
A Certaja, que atende 30 mil clientes em 20 municípios, relata oito cidades afetadas pela falta de energia. Já a Certel menciona que menos de 80 associados estão sem energia e seus funcionários trabalham para restabelecer o serviço.
Situação Atual e Desafios
Cidades como Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Travesseiro ainda enfrentam problemas de falta de energia. As enchentes no Rio Grande do Sul já resultaram em pelo menos 161 mortes e 82 pessoas desaparecidas, com áreas alagadas e cenários de destruição persistindo.
Conexão de Internet e Telefone
Quanto aos sinais de telefonia e internet, a Vivo enfrenta dificuldades de conexão em Muçum, Travesseiro e Arroio do Meio. A empresa está trabalhando para resolver esses problemas e garantir a continuidade dos serviços.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo