No 50º aniversário, a personagem da Sanrio se destaca como ícone da cultura do fofo e segunda franquia mais valiosa, mostrando a força e versatilidade da fofura no mundo.
Na cultura pop japonesa, Hello Kitty é considerada a personificação do kawaii. Criada pela empresa Sanrio em 1974, a personagem sem boca conquistou o coração de pessoas ao redor do mundo, tornando-se um ícone da fofura. Com seu design simples e cativante, Hello Kitty estampou desde material escolar até roupas e acessórios, gerando uma legião de fãs fiéis.
Além de Hello Kitty, a Sanrio é responsável por diversos outros personagens adoráveis que seguem a estética kawaii. Esses personagens cativantes se tornaram parte importante da cultura japonesa, ultrapassando fronteiras e encantando pessoas de todas as idades. A diversidade de personalidades e estilos presentes nos personagens da Sanrio demonstra a riqueza e a abrangência desse universo mágico e fofo.
Explorando a cultura do fofo com Hello Kitty
O culto à meiguice, porém, só chegaria ao mainstream, em anos mais recentes, impulsionada pela revolução digital. Sinal inconteste do alcance da tendência é a exposição Cute, na Somerset House, em Londres. Em exibição até 14 de abril, a mostra tem como destaque a personagem Hello Kitty.
Laço vermelho na orelha esquerda, a gatinha antropomórfica chega aos 50 anos como símbolo máximo do kawaii e um fenômeno do marketing global. ‘Nossa intenção era apresentar a figura mais importante do mundo em termos de fofura’, diz Claire Catterall, curadora da exposição, em entrevista ao NeoFeed.
‘Criamos uma discoteca para Hello Kitty, um espaço imponente e supersaturado, justamente para transmitir a ideia de como a fofura é uma força visceral e poderosa no mundo de hoje.’ Inspirada no gato Kitten de Alice, a célebre personagem de Lewis Carroll (1832-1898), Hello Kitty nasceu em 1 º de novembro de 1974.
Impacto da Hello Kitty na sociedade contemporânea
Foi criada para a empresa Sanrio, pela designer japonesa Yuko Shimizu, hoje, com 77 anos. Desde então, a gatinha se transformou na figura mais bem-sucedida da companhia fundada por Shintaro Tsuji, em 1960. Avaliada atualmente em US$ 4,7 bilhões, desde o início do ano, a empresa registrou um aumento de cerca de 54% em suas ações.
A valorização dos papéis da Sanrio é explicado, em grande parte, pelos lançamentos e eventos em comemoração ao meio século de vida da personagem. Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa do mundo.
Com US$ 84,5 bilhões em vendas vitalícias de varejo, segundo a consultoria britânica SafeBettingsSites, só perde para Pokémon, deixando para trás Universo Cinematográfico Marvel, Star Wars, Ursinho Pooh e Mickey Mouse, entre outros.
Gata eclética ‘Embora a Hello Kitty pertença à estética japonesa de ‘kawaii’, sua aparência e personalidade possuem uma versatilidade que atrai pessoas de todas as idades e culturas’, conta ao NeoFeed Monica Joseph, gerente comercial e de marketing da Sanrio no Brasil.
Genialidade do marketing e a versatilidade da Hello Kitty
‘Colaborações com marcas renomadas, produtos diversificados e campanhas criativas aumentaram a visibilidade da personagem.’ É essa justamente a ‘genialidade’ do marketing da empresa japonesa, como defende a antropóloga Christine Yano, da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, no livro Pink Globalization: Hello Kitty’s Trek across the Pacific (‘Globalização Rosa: A Jornada da Hello Kitty pelo Pacífico’, em tradução livre): contratos de licenciamento em diferentes nichos do mercado consumidor.
Atualmente, a Sanrio tem cerca 20 mil produtos licenciados, comercializados em 130 países, aproximadamente. ‘No Brasil, em 2023, o número de contratos ativos cresceu 35%. Uma centena de empresas estampou as marcas da empresa em cerca de 20 milhões de produtos vendidos’, completa Monica, sem revelar valores específicos. E a gata é o carro-chefe de todo esse movimento. Hello Kitty é eclética.
Já apareceu de peças da joalheria de luxo Swarovski a biscoito para cachorros, passando por itens de papelaria, roupas, objetos de decoração, eletrodomésticos, comida (para humanos)… e até teses acadêmicas. Agora, por causa de seu aniversário, a presença da personagem está ainda mais massiva.
Expansão da presença da Hello Kitty no mercado
No Brasil, foi montada a exposição imersiva Hello Kitty: 50 Anos de Encanto e Magia, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. A Cia Beauty acaba de levar ao mercado uma linha de produtos de beleza e skincare em uma cobranding entre a apresentadora e empresária Sabrina Sato e a Sanrio. Na parceria, a Hello Kitty ganhou uma pinta na testa como a da famosa.
A editora Painini lançou um álbum de figurinhas e estão previstas três corridas temáticas. Aplicativos e games também apostam em novidades. Já está disponível um filtro da Hello Kitty no TikTok, com as orelhas, os bigodes e o lacinho. O perfil da gatinha na rede social também ganhou novos curtas de animação.
Está para ser apresentado um aplicativo de realidade aumentada, no qual o fã poderá interagir com a personagem em cenários de Tóquio, Londres, Nova York, Paris e Taipei. E, para deixar sua presença online cada vez mais forte, a Sanrio investiu em site oficial, perfis em redes sociais e aplicativos. Só a conta oficial da Hello Kitty no Instagram tem 3,8 milhões de seguidores.
Como indica seu cartaz, a exposição ‘Cute’ investiga o impacto da cultura da fofura na fofura na sociedade contemporânea (Crédito: Reprodução somersethouse.org.uk) Em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, a Cia Beauty lançou uma série de produtos de beleza e skincare em parceria com Sabrina Sato e a Sanrio (Crédito: Divulgação) Hello Kitty foi parar até nos muros do Beco do Batman, a galeria de grafites a céu aberto, em São Paulo (Crédito: Divulgação) Outra empresa a lançar produtos comemorativos foi a Casio (Crédito: Reprodução casio.com)…
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo