Gemini Nano agora interage nativamente com aplicativos de terceiros em Android, utilizando tecnologia de inteligência artificial e modelo de linguagem do Google AI Edge para desenvolvedores de aplicativos.
O Gemini Nano, anunciado em dezembro de 2023 para um grupo seleto de aplicativos, agora estará disponível para todos os aplicativos do ecossistema Android, segundo confirmação do Google. Esse recurso é um LLM (Grande Modelo de Linguagem) que utiliza inteligência artificial nativamente em smartphones, permitindo uma experiência mais avançada para os usuários.
Com o Gemini Nano, os desenvolvedores de aplicativos terão acesso a um assistente mais avançado, que pode ser integrado de forma nativa em seus produtos. Além disso, o Gemini Nano atua como uma versão reduzida do assistente padrão da companhia de Mountain View, permitindo que os usuários tenham acesso a funcionalidades avançadas de inteligência artificial em seus dispositivos móveis. A tecnologia por trás do Gemini Nano é um grande passo para o futuro da inteligência artificial em dispositivos móveis.
O Poder do Gemini: Tecnologia de Inteligência Artificial Avançada
A tecnologia de inteligência artificial do Gemini, disponível em dispositivos como o Pixel 9 e os Galaxy S24, está prestes a revolucionar a forma como interagimos com nossos aplicativos. Com a capacidade de ser integrada a qualquer app, e não apenas aos softwares do Google, como o Pixel Recorder e o Google Messages, o Gemini promete tornar nossas vidas mais fáceis e eficientes.
A tecnologia por trás do Gemini é baseada no programa Google AI Edge SDK, que foi recentemente disponibilizado para desenvolvedores. Isso significa que os desenvolvedores de aplicativos poderão testar e criar interações com o Gemini Nano, permitindo que os usuários solicitem ações como resumo de textos, respostas inteligentes, reformulação de frases e revisão de conteúdos.
A Privacidade e a Segurança do Gemini
Uma das características mais interessantes do Gemini é que ele não depende de conexão com a internet para funcionar. Isso significa que os dados dos usuários são mantidos privados e seguros, pois o Gemini roda nativamente nos celulares. Além disso, os responsáveis pelos softwares poderão customizar como o Nano reage aos aplicativos, permitindo uma experiência mais personalizada e segura.
O Gemini Nano também é capaz de transcrever áudios gravados sem ter acesso à internet, tornando-o uma ferramenta poderosa para quem precisa trabalhar com áudio. Embora inicialmente apenas funções em texto estejam disponíveis, a companhia informa que adicionará a compatibilidade para outras modalidades, como imagens e vídeos, no futuro.
Com o Gemini integrado aos aplicativos, os usuários poderão desfrutar de uma experiência mais inteligente e eficiente. E com a tecnologia de inteligência artificial avançada do Gemini, os desenvolvedores de aplicativos poderão criar soluções inovadoras e personalizadas para seus usuários.
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo