O excesso de informações pode afetar nossa concentração diária; aprenda a lidar com isso. Pesquisadores de Psicologia notaram melhoria significativa.
Em janeiro deste ano, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Viena divulgou uma pesquisa que analisou a capacidade de atenção em diversos cenários e momentos. Durante muitos anos, especialistas realizaram avaliações de inteligência em uma grande quantidade de indivíduos, colaborando para a criação de uma extensa base de testes psicométricos.
Esses estudos ressaltam a importância da atenção plena e do foco para o desenvolvimento cognitivo. A concentração em tarefas cotidianas pode impactar diretamente a capacidade de atenção das pessoas, influenciando seu desempenho em diferentes áreas da vida.
Estudos de Psicologia Apontam Melhoria Significativa na Capacidade de Atenção
Faculdade de Psicologia e Estudos psicométricos realizados por Pesquisadores renomados notaram uma tendência interessante. Eles decidiram reunir dados de 179 estudos, abrangendo 287 amostras independentes de 32 países diversos ao longo de 31 anos. Isso representou uma análise minuciosa de informações de mais de 20 mil indivíduos para avaliar a evolução de sua atenção com o passar do tempo.
Os resultados obtidos foram surpreendentes. Ao examinar crianças, adolescentes e adultos jovens, foi constatado que suas pontuações de atenção permaneceram consistentes ao longo dos anos. No entanto, quando se tratava dos adultos, uma melhoria significativa nas pontuações foi revelada. Sim, a capacidade de atenção está, de fato, melhorando progressivamente ao longo dos anos.
A falta de atenção ou foco não é necessariamente uma questão de capacidade, mas sim de interesse e motivação. De acordo com a psicóloga Natália Reis Morandi, a falta de interesse e motivação são fatores-chave que levam as pessoas a perderem o foco do que as rodeia.
Essa falta de interesse pode ser desencadeada por diversos motivos, como cansaço, estresse, sobrecarga de atividades ou simplesmente a falta de desejo de prestar atenção. No entanto, quando um assunto ou atividade é estimulante e atrativo o suficiente, a pessoa consegue manter sua atenção e concentração com mais facilidade.
As consequências de uma atenção dividida entre várias tarefas simultâneas podem ser prejudiciais, afetando nossa memória. Por exemplo, assistir a um filme enquanto mexemos no celular pode resultar em uma menor capacidade de lembrar o conteúdo do filme devido à distração.
Para melhorar a capacidade de atenção e concentração, é recomendado adotar medidas simples no dia a dia, como dividir as tarefas, estabelecer metas claras, eliminar distrações do ambiente, fazer pausas para descanso mental, praticar exercícios físicos e reduzir o estresse. A capacidade de atenção está presente, basta escolher focar nela.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo