Primeira barragem da Vale eliminada após atingir nível máximo de emergência, graças a processo que elimina riscos com novas tecnologias e equipamentos remotos.
A Vale finalizou, em maio de 2024, os trabalhos de descaracterização da barragem B3/B4, da Mina de Mar Azul, que foi classificada com o nível máximo de emergência em 2019, levando mais de 100 famílias a deixarem suas residências de forma preventiva. A descaracterização é fundamental para garantir a segurança das comunidades e do meio ambiente, seguindo rigorosos padrões estabelecidos pelas autoridades competentes.
Além disso, a desativação e eliminação de estruturas antigas como essa são passos essenciais para a prevenção de acidentes e a preservação dos recursos naturais. O processo de descomissionamento de barragens, como o realizado em Mar Azul, representa um avanço significativo na gestão de resíduos e na promoção da sustentabilidade em atividades mineradoras.
Descaracterização da Barragem B3/B4 e Eliminação de Estruturas
A descaracterização da barragem B3/B4 eliminou por completo o risco associado a uma barragem. O processo de desativação foi concluído com sucesso, e agora a região passará por um processo de revegetação. A empresa Vale, responsável pela descaracterização, firmou um acordo em dezembro de 2022 no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito, incluindo transferência de renda, requalificação do comércio e turismo, fortalecimento do serviço público municipal e atendimento às demandas das comunidades afetadas.
Além da eliminação das estruturas da barragem, a Vale investiu mais de R$ 80 milhões no desenvolvimento de tecnologias que garantem a segurança do processo. Equipamentos operados remotamente foram utilizados em larga escala, controlados por um centro de operações localizado a cerca de 15 quilômetros da barragem. Isso resultou na remoção de 3,3 milhões de metros cúbicos de rejeitos, sem a necessidade de presença física de trabalhadores na área.
O Vice-Presidente Executivo de Projetos da Vale, Alexandre Pereira, destacou a importância dessa abordagem inovadora no processo de descaracterização. A estratégia operacional adotada foi fundamental para garantir a segurança das operações e do meio ambiente. Com a conclusão da descaracterização, os riscos associados à barragem foram totalmente eliminados.
Ainda estão previstas obras complementares na B3/B4, como a reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e revegetação. No entanto, a eliminação das estruturas construídas a montante é um compromisso da Vale, em conformidade com as legislações vigentes sobre segurança de barragens. O objetivo é avançar com segurança e transparência no Programa de Descaracterização, visando a melhoria contínua das condições de segurança até a eliminação total das estruturas remanescentes.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo