O número de óbitos em decorrência da epidemia atual é 19% maior do que em 2023, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses.
De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza mais de 2 milhões de casos prováveis de dengue em apenas 3 meses. Esse número representa um aumento de 19% em relação ao ano anterior, mostrando a gravidade da situação no país.
O vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti continua se espalhando rapidamente, colocando a população em risco e sobrecarregando o sistema de saúde. Além da preocupação com a dengue, os casos de febre também têm aumentado significativamente, exigindo um esforço conjunto para combater a proliferação do mosquito transmissor.
Emergência: Dengue se Espalha por Nove Estados
Pelo menos nove estados (Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), além do Distrito Federal, decretaram situação de emergência devido à dengue desde janeiro deste ano. Em menos de três meses, foram confirmados 682 óbitos em decorrência da doença e outros 1042 estão em investigação.
Situação Crítica: Alto Número de Óbitos Relacionados à Dengue
O maior número de mortes se concentram no DF (153), seguido por Minas Gerais (114) e São Paulo (98).
Alerta Antecipado: Vice-Governadora Destaca Agravamento da Dengue
Como foi divulgado, a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), já havia alertado a ministra da Saúde Nísia Trindade sobre o cenário da dengue em janeiro. A detecção do surto foi feita por meio de um avançado sistema de detecção da doença, com uso de laboratórios especializados.
Epidemia Acelerada: Padrão de Crescimento Diferenciado
A porta-voz do ministério destacou que a epidemia atual apresentou um padrão de crescimento acelerado no início do ano, com início em estados das regiões sudeste e centro-oeste, diferenciando-se dos anos anteriores.
Investimento Prioritário: Ação do Governo para Combater a Dengue
Foi publicada a Portaria 3.385, que prevê financiamento federal excepcional para assistência farmacêutica no combate à dengue. O ministério já liberou 79 bilhões por meio de portarias para os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo, além de 244 municípios em situação de emergência.
Enfoque na Prevenção: Redistribuição das Doses de Vacina
A ministra da Saúde anunciou a redistribuição das doses não aplicadas da vacina contra a dengue, utilizando ranqueamento dos municípios em situação de emergência. A prioridade é impedir casos graves e salvar vidas com a ampliação da vacinação.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo