As duas empresas de tecnologia foram pioneiras em ver o potencial financeiro da inteligência artificial.
A vida pode se transformar de repente. No último mês, a Nvidia, empresa que produz chips para softwares de inteligência artificial, se destacou como a empresa mais valiosa do mundo, superando brevemente a Microsoft, que por sua vez havia ultrapassado a Apple.
A ascensão da Nvidia como líder no mercado de inteligência artificial (IA) reflete a crescente importância dessa tecnologia no cenário atual. A valorização da empresa demonstra como a IA está moldando o futuro dos negócios e da inovação tecnológica, impactando diretamente o mercado global.
Inteligência Artificial Moldando o Futuro Tecnológico
Quando esta notícia foi revelada durante um evento de destaque no reino da tecnologia, onde estive presente em Copenhague, na Dinamarca, a reação entusiástica da plateia foi imediata. A Nvidia agora ocupa o segundo lugar, após uma queda no valor de suas ações que a levou a um valor de mercado de US$ 3 trilhões, em comparação com os US$ 3,4 trilhões da Microsoft. A ascensão dessas duas gigantes americanas de tecnologia foi impulsionada pela inteligência artificial e pela capacidade de antecipar o futuro.
A Microsoft iniciou seu investimento na OpenAI, responsável pelo popular ChatGPT, em 2019. Enquanto isso, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, liderou a empresa na criação de chips para IA muito antes da era da inteligência artificial generativa. Jensen Huang, um imigrante que começou como lavador de pratos, é o visionário por trás do sucesso da Nvidia. Ambas as empresas fizeram uma aposta de longo prazo no boom da inteligência artificial, deixando a outrora líder Apple para trás. Mas por quanto tempo essa liderança será mantida?
A London Tech Week deste ano, um evento anual no reino da tecnologia do Reino Unido, poderia facilmente ser renomeada como London IA Week. A presença da IA era evidente em todos os estandes e discursos. Durante o evento, encontrei Anne Boden, fundadora do Starling Bank, uma instituição financeira digital inovadora. Ela estava entusiasmada com as possibilidades que a inteligência artificial trazia para o setor.
No Founders Forum, um encontro anual de empreendedores e investidores de alto nível, o tema da inteligência artificial também dominou as conversas. Este evento exclusivo reúne pessoas com recursos financeiros significativos e é um ambiente propício para discutir as tendências tecnológicas emergentes. A inteligência artificial estava no centro das atenções, assim como no restante do mundo da tecnologia.
Uma notícia do Financial Times chamou a atenção recentemente, destacando que muitas ações consideradas vencedoras no mercado de IA tiveram desempenho abaixo do esperado este ano. Mais da metade das ações da ‘cesta de vencedoras da IA’ do Citigroup perderam valor em 2024. A volatilidade do mercado de tecnologia, impulsionado pela inteligência artificial, é um lembrete de que o entusiasmo excessivo pode levar a decepções, assim como ocorreu na bolha ponto com. Em 2023, a simples menção da sigla IA parecia garantir sucesso financeiro, mas a realidade se mostrou mais complexa.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo